Importância do Cerimonial nas Festas de Casamento

fotografia-casamento-cerimonial

A Importância do Cerimonial nas Festas de Casamento é o tema do Dicas de Casamento desse mês!

Como sempre no Dicas de Casamento eu converso com os profissionais do mercado e, para esse tema conversei com duas cerimonialistas que adoro e tenho o prazer de trabalhar e indicar.

Segundo Wikipedia: “Cerimonial, também chamado de protocolo, é um ramo de atividade onde se congrega todos os procedimentos sócio-cultural, protocolar público-privado das regras para a realização de atos e solenidades. Todas as atividades correlatas a eventos de Inaugurações e atos envolvendo atividades de classe, entidades políticas, estudantil, onde se exige a normatização, programação, rotina é um trabalho do Cerimonial. 

Cerimonialista, é o profissional responsável pela organização de evento: cerimônias oficiais ou de público-privado.”

Ou seja, é super importante a contratação desse serviço em qualquer tipo de evento, seja um casamento para muitos convidados como um mini-wedding….pois qualquer celebração/encontro deve haver uma organização e alguém pra organizar tudo, certo?

A maravilhosa cerimonialista Renata Delduque – da Super Vip Assessoria – deu umas dicas preciosas, não só para as noivas como para outras cerimonialistas também! Leiam atentamente:

  1. Os noivos, pais e padrinhos devem estar bem orientados sobre sua posição no altar para que o cortejo de casamento não perca sua naturalidade e a cerimonialista precise intervir o menos possível. 
  2. O véu da noiva não precisa ser o tempo todo ajustado no tapete, principalmente quando os noivos tiverem vivendo momentos de emoção. Ajustamos no início da cerimônia, para que tenhamos belas imagens e após as alianças.
  3. A noiva deve estar confortável com seu vestido e acessórios e é papel da cerimonialista conversar com a noiva sobre isso antes do casamento, orientando a melhor escolha.
  4. Os membros do cortejo de casamento devem ser orientados a entrar de forma muito natural, sorrindo ou chorando, não importa, mas a emoção deve fluir com naturalidade. Não é necessário marchar, todos devem caminhar calmamente. (a fotógrafa super agradece! porque o cortejo tem que estar sorrindo e não sérios e de cabeça baixa…não fica legal!)
  5. O cerimonial deve estar bastante sincronizado com os músicos ou DJ que libera as músicas da cerimônia, combinando quem dá o sinal para que elas se iniciem e somente depois que isso ocorre as pessoas comecem a caminhar sobre o tapete.
  6. O melhor lugar para o cerimonial ficar é onde ele fique invisível e é por este motivo que a cerimonialista usa uniforme neutro, como preto ou cinza. 

Sobre as LAPELAS

Existe uma maneira correta de posicionar o alfinete na hora de colocar as flores de lapela para que elas não tombem e resistam aos abraços. A escolha da flor para este fim é importante também.

Se forem usar flores delicadas como orquídeas, as lapelas devem ser colocadas muito perto da entrada do cortejo, quando os homens já estão em fila e não irão cumprimentar mais ninguém. Já os cravos, por exemplo, resistem aos abraços calorosos dos rapazes e há quem diga que ficam até mais bonitos amarrotados, pois se abrem. Diz a super Renata Delduque.

Conversei também com a cerimonialista Claudia Coutinho e ela falou coisas super interessantes:

“O serviço do(a) cerimonialista e sua equipe, busca auxiliar os noivos e convidados durante todo o evento, sempre atento a todos os detalhes. Sendo também responsável  para executar, na medida do possível, todos as vontades e desejos dos noivos em seu casamento, além de favorecer o bem estar dos convidados, sempre com educação, mantendo o ambiente sempre harmonioso. 

Um ótimo cerimonial tem uma rede de profissionais e parceiros de confiança, que servem de indicações de acordo com as necessidades apresentadas. Os noivos da Claudia podem ainda dizer o quanto há para investir e ela fará que o casamento caiba neste valor com qualidade e satisfação.”

Segundo Claudia Coutinho, o cerimonial oferece basicamente dois tipos de serviços:

Assessoria Completa: aquele serviço que vai desde a assinatura do contrato até o final do evento…com muitos encontros rsrs. Responsável por auxiliar nas indicações de outros profissionais que o cliente deseje contratar, recebimento de orçamentos, acompanhamentos nas reuniões com outros profissionais, define os roteiros para o grande dia, enfim: orienta cada etapa no seu momento exato. 

Cerimonial do Dia: em torno de 30 dias antes do casamento se começa a listar todos os contratos fechados, reuniões são feitas, define-se os roteiros, protocolos, ensaios….e também organiza-se onde ficará cada detalhe da cerimônia e do evento como um todo, para que tudo saia devidamente como o previsto.

Então, vocês viram que esse serviço é super importante correto? É papel do cerimonialista planejar tudo e também tranquilizar os noivos, familiares e convidados no grande dia…..além disso o(a) cerimonialista é o elo entre todos os profissionais envolvidos e contratados para aquela ocasião, onde o sucesso de cada serviço é justamente o resultado do evento.

Afinal o casamento é uma data muito especial e única e não pode ser feita de qualquer maneira. Todo evento, por mais simples que seja, merece muito cuidado e carinho em sua preparação e execução.

Vai casar e ainda não encontrou a sua cerimonialista ideal? Converse com essas duas profissionais que super indico: Renata Deduque • Claudia Coutinho

 

 

casamento-búzios-livia-ben-713

Renata Delduque com a noiva Livia

fotografia-casamento-cerimonial

        As meninas da Equipe da Claudia Coultinho

cerimonialista-de-casamento-rio-de-janeirocerimonialista-de-casamento-rio-de-janeiro-002  A Equipe da Esfera Eventos com a noiva Thatiana

 

cerimonialista-de-casamento-rio-de-janeiro-003

cerimonialista-de-casamento-rio-de-janeiro-004

cerimonialista-de-casamento-rio-de-janeiro-006

  A Equipe da Marcia Tarasiuk  no casamento dos noivos Jaqueline e Lee

 

Fotografar casamentos é o que mais amo fazer! Se quiser conversar um pouco sobre as fotos do seu casamento pode entrar em CONTATO! 

Outros links que podem te ajudar na escolha de alguns itens para o seu casamento: