Dicas de Casamento – Bolo de Casamento: qual escolher?

fotografia-de-casamento-de-dia-mansao-das-heras-naked-cake

Hoje vou falar sobre um item essencial, protagonista e super gostoso: o BOLO DO CASAMENTO!

Cada vez mais requisitado e bonito, o bolo de casamento continua merecendo destaque na festa – figura central do momento máximo: o corte feito pelos noivos, acompanhado do brinde com a champanhe. Os noivos podem até dispensar uma recepção mais completa, mas do bolo e da champanhe, eles não abrem mão!

Existem diversos tipos e modelos de bolo de casamento…pode ser bolo de pasta americana branca ou colorida, pintados à mão, naked cake ou ainda uma torre de cupcakes. A massa usualmente é branca (baunilha), nozes ou chocolate. Os recheios mais tradicionais são: creme de ovos,  nozes, damasco, brigadeiro branco, coco, brigadeiro preto e nutella. A imaginação quando falamos em decoração é ilimitada: laços, flores, frutas, pérolas.

naked-cake-bolo-de-casamento
Naked Cake por Zoe Shorter

Conversei com a chef Patissière Betah Nahuz. Segundo ela o Naked Cake veio para ficar! Betah deu umas dicas super legais:

“Dica para noivos clássicos: nossa exclusiva massa de lavanda surpreende a cada mordida que junto ao recheio de crème noix se compõem perfeitamente. Para a decoração a delicadeza das flores naturais que vai desde orquídeas a hortênsias surpreendem ao primeiro olhar. Para noivos mais despojados: a massa de genoise de chocolate com doce de leite da fazenda faz sucesso! A decoração composta por frutas vermelhas orgânicas e as lindas physalis tem um charme especial.”

Outra profissional que eu super indico quando o quesito é bolo de casamento é a Sonia Lira. Conversei com ela também. “O bolo de casamento deve ser escolhido com  calma, não é porque viu um bolo no casamento de alguém que resolve-se fazer igual. O bolo tem que ter traços da personalidade da noiva, quanto mais elegante melhor, evitando carregar nas cores e não precisa acompanhar a decoração, lembrando que se usar um tom forte como o vermelho, verde, etc, o melhor é optar por um modelo discreto.”

fotografia-bolo-de-casamento
Bolo: Sonia Lira

Quantidade ideal para o Bolo de Casamento

Para acertar na quantidade, a noiva deverá passar para o seu confeiteiro o número de convidados, a quantidade de aperitivos, bebidas, pratos e docinhos que serão servidos na festa para que juntos possam decidir quantas fatias serão por pessoa e assim, definir, qual será o tamanho do bolo. Lembre-se, nesse caso, é melhor sobrar do que faltar, aconselha Sonia Lira.

Sugiro algumas perguntas antes de encomendar o seu bolo:

1. Posso ver fotos de diferentes bolos feitos por você?

2. Quais as opções de massa, recheio, cobertura?

3. Quanto tempo o bolo fica fresco sem refrigeração?

4. Qual tamanho de bolo é necessário para X convidados?

5. Poderia fazer uma degustação?

6.  O bolo é entregue no local da festa? Se sim, que horas ele será entregue?

7. E se o bolo for danificado no transporte?

8. Se eu idealizar um bolo você poderá confeccionar?

O momento do corte do bolo é lindo! É a primeira vez em que os noivos se juntam para repartir algo para servir ao outro. Nesse mesmo instante tem o primeiro brinde, diz Betah Nahuz.

Achei na internet essa imagem abaixo…achei muito explicativa e útil.

bolo-de-casamento

fotografia-casamento-espaco-boa-vistaBolos: Sonia Lira

torre-de-cupcakes-bolo-de-casamento

Torre de Cupcakes

naked-cakenaked-cake-fotografia-de-casamento-marimbas-isabel-fran-01

Naked Cakes por Zoe Shorter

Não esquecer que o seu bolo será sempre lembrado por você, portanto pense bem na escolha do modelo.