Como escolher a Aliança de Casamento

alianca-de-casamento-ouro-branco-01
Como escolher a Aliança de Casamento? A Aliança de Casamento é um elo material e espiritual entre duas pessoas, símbolo de amor, fidelidade e cumplicidade!

O momento do pedido de casamento é esperado por muitos casais apaixonados e com ele vem a Anel de Noivado, que representará o compromisso do casal.

Você conhece a origem das alianças? Fui pesquisar sobre a origem das alianças de casamento e descobri que o anel de noivado foi introduzido no ano 860, por decreto do papa Nicolau I (858-867), que o instituiu como uma afirmação pública obrigatória da intenção dos noivos. A aliança passa da mão direita para a mão esquerda para significar o compromisso definitivo.

A origem etimológica da palavra “Aliança” tem raízes no Latim, na palavra alligare, e significa “compor” ou “ligar-se a”.

As civilizações antigas que viviam ao longo do Rio Nilo foram as primeiras a usar este símbolo, elas torciam e enrolavam grama e a cana que encontravam às margens do rio para simbolizar o anel – um círculo que significava o que não tem um fim.

Já para os primeiros romanos, o ferro era utilizado, eles acreditavam na força deste material. Os romanos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava a veia amoris que estava diretamente ligada ao coração, assim os corações dos amantes permaneceriam para sempre atraídos um pelo outro, costume culturalmente seguido até aos dias de hoje.

Segundo a acupuntura há um meridiano, o do coração, que passa pelo anular esquerdo e pelo coração.

A explicação chinesa para o uso da aliança no quarto dedo da mão esquerda é muito interessante: cada dedo da mão representa um membro da família. Os polegares representam os pais; os indicadores, os irmãos; o dedo médio é a própria pessoa; o dedo mínimo representa os filhos e o dedo anelar, o companheiro. Por isso ela é usada no anelar.

alianca-de-casamento-ouro-amarelo-001

alianca-de-casamento-mini-wedding-niteroi-005

alianca-de-casamento-ouro-amarelo-brilhante-003

 

vena-amoris-alianca-de-casamento

Ilustração Vena Amoris

 

Conversei com a Elisa Paiva – diva maravilhosa que faz jóias e alianças lindas – e ela deu umas dicas preciosas para os noivos!

  1. Quais opções de metal pode ser feito as alianças?

As alianças podem ser feitas tradicionalmente em ouro (amarelo, branco ou rosé) ou em metais alternativos como: prata, latão e cobre.

O ouro amarelo e rosé têm a manutenção mais simples, pois não necessitam de banho. O ouro branco tradicionalmente recebe o banho de ródio, mas o casal também pode optar por não dar o banho na aliança, caso agrade a coloração original desta liga de ouro.

  1. O que devemos levar em conta na hora de escolher uma aliança de casamento?

Acho que o mais importante é pensar no conforto. Lembrar que é uma jóia que você usará todos os dias da sua vida é essencial. Experimentar diversos modelos antes de decidir é muito válido para não errar na escolha, procurem com calma, não deixem para última hora e tirem todas as dúvidas antes de escolher a aliança.

  1. Quando devemos comprar a aliança de casamento?

Eu sempre aconselho com pelo menos 2 meses de antecedência da cerimônia. Muitos casais deixam pra comprar as alianças em cima da hora, quando já praticamente estouraram o orçamento do casamento.

É importante lembrar que as alianças são itens tão importantes quanto a cerimônia e, pode ser um investimento alto. Por isso é importante se planejar e escolher o modelo o quanto antes.

  1. Tem alguma hora do dia ideal para experimentar a aliança de casamento?

O ideal é experimentar no meio do dia, quando os dedos não estão muito inchados.

  1. As alianças necessariamente devem que ser iguais pro casal?

Não necessariamente. Cada vez mais cresce a procura de casais que buscam alianças diferentes.

Acho bem interessante cada um imprimir a sua personalidade no modelo que vai usar, afinal é um anel que você usará todos os dias, além do conforto tem que ter a sua cara.

alianca-de-casamento-ouro-amarelo-brilhante-007 alianca-de-casamento-ouro-amarelo-brilhante-008

 

Anatomia da Mão influencia no modelo!

Pessoas que têm o dedo mais largo na articulação vestem melhor alianças mais estreitas. Quem tem os dedos mais grossos dêem preferência a alianças mais finas e que não marquem muito e se optarem por alianças largas que não sejam arredondadas.

Pessoas com dedos finos ficam melhor com alianças achatadas, assim como aliança muito fina não cai bem para quem tem mão grande. Para aqueles que têm dedos compridos, alianças com design diagonal dão uma ideia de largura maior, e para quem tem mão pequena, a dica é que a jóia tenha diversas pedrinhas, colocadas em linha.

Não siga tanto a moda!

O que está na moda hoje pode não ser tão cool daqui há 15 anos. Um modelo atemporal acaba sendo uma opção com uma margem de erro menor.

 

workshop-aliancas-elisa-paiva

aliancas-de-casamento-elisa-paiva-001

A Elisa Paiva tem um serviço super bacana e original – que é o Workshop Alianças. Pedi pra ela contar um pouquinho sobre como é esse serviço oferecido por ela.

Antes de oferecer o Workshop Alianças eu já lecionava ourivesaria no meu ateliê e um dia uma de minhas alunas confeccionou suas alianças de casamento. As alianças fizeram muito sucesso entre seus amigos, que se interessaram pela fabricação.

Foi aí que percebi que tinha uma demanda de casais que gostariam de participar deste processo, sem necessariamente precisar fazer um curso de ourivesaria que leva meses para concluir.

A partir deste momento formatei um modelo de curso para pessoas, mesmo sem qualquer prática na área, pudessem confeccionar suas próprias alianças em um dia e assim nasceu o Workshop Alianças.

O workshop é um momento descontraído, aquele oásis no meio do estresse dos preparativos, sabe? Recebo os casais no ateliê e um faz a aliança do outro. É um momento bem divertido, de muito aprendizado e cumplicidade entre os dois. Durante todo o processo, fico ao lado deles orientando e auxiliando no que for necessário.

Mesmo os mais desajeitados se surpreendem com o resultado final e sempre escuto: “fui eu mesmo que fiz, não acredito!” A emoção no final é indescritível, às vezes a gente até chora junto!

 

workshop-aliancas-carolina-ian-5

workshop-aliancas-carolina-ian-22 workshop-aliancas-carolina-ian-39

workshop-aliancas-carolina-ian-41 workshop-aliancas-carolina-ian-65 workshop-aliancas-mariana-gustavo-8

workshop-aliancas-mariana-gustavo-12

workshop-aliancas-mariana-gustavo-19 workshop-aliancas-mariana-gustavo-62 

workshop-aliancas-mariana-gustavo-97

 

Dica: Imagine-se com aquela mesma aliança de casamento 10, 20, 30 anos para frente.

Quantos anos vocês terão? E essa aliança estará adequada para vocês quando estiverem mais velhinhos? 

 

alianca-de-casamento-ouro-amarelo-destination-wedding-buzios-004

 

 

Quer ter uma Aliança de Casamento feita por você?

Fale com a Elisa Paiva!

Eu vou adorar fotografar tudo! Preencha o meu Formulário de Contato.

 

Outros Dicas de Casamento que podem te ajudar nos preparativos para o grande dia: